Pilates
Não dá para falarmos sobre o Método Pilates sem falarmos dos seus princípios básicos. Ele visa desenvolver o equilíbrio músculo - esquelético, a respiração e o alinhamento postural. CLIQUE E SAIBA MAIS
Princípios Básicos
Concentração
Concentre-se nos movimentos corretos cada vez que você executa os exercícios, para que você não os faça impropriamente e, desta forma, perca todos os seus benefícios.
Centralização
Joseph Pilates denominou de powerhouse o centro de força, a região que compreende grupos específicos de músculos no centro do corpo que formam uma estrutura de suporte entre as áreas da cintura escapular e pélvica.
Fluidez
A movimentação durante a prática dos exercícios parte de um centro fortalecido e flui para as extremidades de forma refinada sem rigidez, a execução deles não deve ser nem muito rápidos e nem muito lentos, mas com controle e suavidade.
Respiração
Pilates dizia que: "Respirar é o primeiro e o último ato da vida". Não podemos viver sem respirar, e segundo ele é tragicamente deplorável contemplar os milhões que nunca aprenderam a arte de respirar corretamente, portanto antes de qualquer benefício que possa ser alcançado com o método a pessoa necessita "aprender a respirar".
Precisão
A precisão deve ser mantida para evitar o risco de lesão. Manter a correta colocação das partes do corpo é extremamente determinante para a saúde e bem-estar, e está totalmente ligada a nossa postura. A mente deve estar alerta a cada movimento. Pilates dizia: "Não muito e não muito pouco", ele prioriza a utilização de poucas repetições de cada exercício com uma execução de qualidade.
Controle
Movimento e atividade sem controle levam a um conjunto de exercícios nocivos, sem objetivo. Todo movimento deve ser cuidadosamente calculado e planejado no Método Pilates conseguindo assim reduzir o risco de lesão durante a atividade física e preparando o corpo para as atividades de vida diária.
Benefícios
- Ganho de força;
- Ganho de flexibilidade;
- Incremento de massa óssea em idosos;
- Melhora de padrões posturais;
- Melhora da dor lombar crônica;
- Redução de lombalgias em gestantes;
- Tratamento e prevenção de patologias musculoesqueléticas no pré/pós operatório;
- Aumento da consciência corporal, melhora do bem-estar e qualidade de vida;
- Melhora do equilíbrio;
- Melhora de desempenho em atletas.
PARA QUEM É?
Devido a grande quantidade de benefícios o método ganha um grande destaque por poder acolher praticamente qualquer condição de saúde. Sendo assim, da criança a melhor idade, como também grupos com necessidades especiais.